18/07/2025

SAÚDE DO PRESIDENTE DOS E.U.A: Trump é diagnosticado com insuficiência venosa crônica, diz Casa Branca; entenda o que é

O presidente passou por exames após apresentar um quadro de inchaço nas pernas

Foto: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP

PUBLICIDADE


Diário do Nordeste e AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de 79 anos, foi diagnosticado com insuficiência venosa crônica após apresentar um quadro de inchaço nas pernas, informou a Casa Branca nesta quinta-feira (17).

PUBLICIDADE

Por conta dos sintomas, Trump foi submetido a exames. Conforme relato do médico presidencial, o magnata norte-americano sofre de "insuficiência venosa crônica", uma condição em que as veias danificadas das pernas não conseguem manter um fluxo sanguíneo adequado, detalhou a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt.

PUBLICIDADE

No comunicado, ela acrescentou que se trata de uma "condição benigna e comum" e que não foi detectada "trombose venosa profunda nem doença arterial".

PUBLICIDADE 

Em resposta às especulações sobre fotos recentes nas quais se observam hematomas nas mãos de Trump, Leavitt afirmou que se devem a "uma leve irritação dos tecidos moles causada pelos frequentes apertos de mão e pelo uso de aspirina", que ele toma como "prevenção cardiovascular".

PUBLICIDADE

O QUE É INSUFICIÊNCIA VENOSA CRÔNICA?

Conforme informações do Manual MSD, a insuficiência venosa crônica se caracteriza por uma lesão nas veias da perna que não permite que o sangue flua normalmente. A doença pode provocar desconforto e inchaço nas pernas e erupção, descoloração e/ou úlceras na pele.

PUBLICIDADE

"A insuficiência venosa crônica ocorre quando algo dilata as veias da perna e/ou danifica as válvulas nas veias. Essas alterações reduzem o fluxo sanguíneo nas veias e aumentam a pressão dentro delas. O aumento da pressão e o baixo fluxo de sangue causam retenção de líquido nas pernas e outros sintomas", diz o artigo da MSD.

PUBLICIDADE

A causa mais comum de insuficiência venosa crônica é o coágulo de sangue anterior nas pernas (trombose venosa profunda)

SINTOMAS DA INSUFICIÊNCIA VENOSA

As pessoas com insuficiência venosa crônica podem apresentar sintomas como:

  • Inchaço nas pernas;
  • Pernas pesadas, latejantes, cansadas, volumosas e com formigamento;
  • Varizes.

TRATAMENTO

O portal de ciência SciELO Brasil informa que a insuficiência venosa crônica é uma doença de alta prevalência mundial, podendo chegar a até 80% da população. Como opções terapêuticas de tratamento, destaca-se a terapia compressiva, sendo a principal o uso de meia elástica de compressão graduada, considerado o tratamento básico para a insuficiência venosa crônica, independentemente da classificação clínica do paciente.

Durante o tratamento, são indicadas as seguintes ações:

  • Elevação das pernas;
  • Compressão com uso de faixas compressoras devidamente aplicadas, meias de compressão graduada e/ou dispositivos de compressão pneumática intermitente;
  • Curativos.

Ainda conforme o Manual MSD, pessoas que tiveram trombose venosa profunda devem tomar anticoagulantes para prevenir a síndrome pós-trombótica. As meias de compressão não previnem o desenvolvimento da doença, mas são úteis para o tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial