19/02/2025

Depois de anúncio da Gol, governo de Pernambuco diz que ‘nenhuma companhia está autorizada a operar voos a jato para Fernando de Noronha’

Empresa aérea anunciou retorno de operações para a ilha e informou ter autorização da Anac. Agência de Aviação Civil indicou que aeroporto deve ser liberado para pouso de aviões de grande porte em abril.

Gol anunciou retorno para Noronha — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

PUBLICIDADE


Por Ana Clara Marinho, g1 PE

Depois da Gol Linhas Aéreas anunciar o retorno das operações em Fernando de Noronha, programada para 1º de abril, o governo de Pernambuco informou que, “até o momento, nenhuma companhia aérea está autorizada a operar voos a jato para a ilha”.

PUBLICIDADE

Gol informou ao g1 que tem autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para retornar os voos para Noronha e que não vai comentar a nota do governo do estado.

PUBLICIDADE

A empresa deixou de realizar viagens para Fernando de Noronha depois que a Anac proibiu o pouso de aviões de grande porte na ilha, em outubro de 2022, por conta dos buracos e fissuras na pista do aeródromo.

PUBLICIDADE

Nesta terça (18), a Anac indicou que o retorno dos jatos pode ser liberado em abril deste ano.

PUBLICIDADE

“Após interlocuções e visitas técnicas envolvendo Anac, operador aeroportuário e empresas aéreas, concluiu-se que a partir de abril de 2025 o Aeroporto de Fernando de Noronha poderá retomar as operações comerciais com aeronaves a jato, desde que as obras de revitalização estejam concluídas e homologadas pela agência”, informou a Anac.

PUBLICIDADE

Venda de passagens

A Gol deu início à comercialização das passagens para Fernando de Noronha. A Anac indicou que as vendas podem ser realizadas.

PUBLICIDADE

“Seguindo o disposto na resolução nº 440/2017 não há impeditivo regulatório às empresas aéreas que comercializem bilhetes aéreos para voos de e para Fernando de Noronha a partir de abril, respeitando as condições de infraestrutura dos aeroportos envolvidos e realizados os respectivos registros no Sistema de Registro de Serviços Aéreos (SIROS) da Anac”, esclareceu a Agência de Aviação Civil.

PUBLICIDADE 

Obra e reuniões

O recapeamento da pista do aeródromo teve início no dia 24 de setembro de 2024. A obra de recuperação está orçada de R$ 60 milhões e é executada pelo governo do estado.

A Anac informou que a manutenção do eixo central da pista foi concluída. “A inspeção ocorreu nos dias 28 e 29 de janeiro de 2025 e confirmou a conclusão das obras mínimas necessárias para a reavaliação da restrição vigente no aeródromo”, afirmou a Anac, em nota.

A nota conjunta da a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) informou que tem mantido reuniões com as companhias aéreas, com a concessionária responsável pela operação do aeroporto e com o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio ) para definir a malha aérea que atenderá a ilha.

“Quarta (19),  aconteceu reunião com as companhias aéreas momento em que foi discutido todos os aspectos envolvidos, incluindo o início da venda de bilhetes. Após o encontro, o governo de Pernambuco fará os ajustes necessários para as autorizações e para garantir o desenvolvimento sustentável da ilha, sempre respeitando seus limites naturais e preservando esse patrimônio único”, informou o governo do estado.

LatamAzul e Voepass

Em setembro de 2024, a Latam anunciou que iria operar em Fernando de Noronha, com voos que decolariam de São Paulo, a partir de novembro do ano passado, mas a obra de recuperação da pista do aeroporto não foi concluída e a rota não foi iniciada.

Atualmente operam em Fernando de Noronha as empresas Azul Linhas Aéreas e Voepass, com viagens diárias que partem do Recife com aviões de médio porte, tipo ATR .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial