Mudança é fruto de pedido do presidente Lula para compartilhar ferrovia entre cargas e transporte humano
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A Ferrovia Transnordestina pode ser utilizada, quando for totalmente concluída, também para o transporte de passageiros. O assunto foi destacado pelo governador Elmano de Freitas (PT) durante evento no Complexo industrial e Portuário do Pecém (Cipp) nesta terça-feira (9).
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De acordo com o gestor estadual, o tema entrou em discussão no Ceará no início de abril durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao canteiro de obras da Transnordestina em Iguatu, no Centro-Sul do Estado.
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Elmano afirmou que o presidente da República solicitou à Transnordestina Logística S.A.(TLSA), empresa privada responsável pela construção da ferrovia, que "analisasse a possibilidade" de utilizar a linha férrea também para passageiros.
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Achei uma ideia muito boa, porque podemos ter a possibilidade de ter viagens cortando o Ceará pelo sertão, mas é algo que vai ser analisado a possibilidade de empresas que têm interesse em ter trens de passageiros nessa mesma ferrovia.
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Até abril, somente dois dos 11 trechos da Transnordestina no Ceará estavam concluídos: Missão Velha-Lavras da Mangabeira e Lavras da Mangabeira-Iguatu. O percurso entre Iguatu e Acopiara se aproximava da fase final de montagem.
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Com a atualização do cronograma de obras, o novo prazo de conclusão da Transnordestina é entre dezembro de 2026 e janeiro de 2027, como também afirmado pelo governador Elmano de Freitas e pela própria TLSA. Somente em trechos exclusivamente cearenses, a linha férrea percorrerá 525 km do Cariri até o Porto do Pecém. No total, a ferrovia tem mais de 1,2 mil km de extensão.
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O gestor estadual não explicou como será feita a rota entre Fortaleza e Cariri, uma vez que a Transnordestina não irá passar pela capital cearense, mas sim por Caucaia, cidade da Região Metropolitana, até chegar ao Pecém, já em São Gonçalo do Amarante.
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Também não há detalhes sobre quando a discussão irá avançar, nem mesmo se os trens podem ser híbridos (carga + passageiros) ou com compartilhamento de linha férrea, com composições somente para um ou outro tipo de transporte.







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