24/07/2024

Sem recursos liberados, obras da Transnordestina estão atrasadas no Ceará, admite presidente da TLSA

Cronograma de construção da ferrovia depende da liberação dos recursos pelo Governo Federal

Foto: Kid Júnior

PUBLICIDADE


Por Diário do Nordeste 

Sem os recursos necessários para o andamento das obras da Transnordestina, a construção da ferrovia está atrasada no Ceará. Isso porque o Governo Federal ainda não repassou R$ 1 bilhão previsto para 2024, necessários para contratar os próximos trechos da linha férrea. Essa cifra faz parte de um montante de R$ 3,6 bilhões previstos até 2027. 

PUBLICIDADE

O assunto foi tratado em entrevista exclusiva ao Diário do Nordeste pelo presidente da Ferrovia Transnordestina Logística (FTL) e da Transnordestina Logística S.A. (TLSA), Tufi Daher Filho. Ambas as empresas são subordinadas à Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e são responsáveis, dentre outras atribuições, pelo transporte de cargas no Nordeste brasileiro.

PUBLICIDADE

Apesar dos atrasos na liberação de recursos, as obras avançam atualmente do Centro-Sul cearense em direção ao Sertão Central, com trechos em construção entre Acopiara e Quixeramobim

PUBLICIDADE

A construção da Transnordestina fica a cargo da TLSA e convive com atrasos há 18 anos, quando as obras foram iniciadas ainda no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Embora a ferrovia tenha avançado em território cearense, a liberação de recursos para a conclusão da linha férrea é um desafio.

PUBLICIDADE

ATRASOS NO TRECHO 6 DA FERROVIA

Esse entrave atrasou, inclusive, a contratação do trecho 6 no Ceará, entre Quixeramobim e Quixadá. Em abril, durante a visita do presidente Lula ao canteiro de obras da ferrovia em Iguatu, Tufi Daher garantiu que a empresa responsável pela construção da Transnordestina entre as duas cidades do Sertão Central aconteceria ainda naquele mês. ...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial