A ex-primeira-dama e o atual governador de São Paulo são os mais cotados na direita após inelegibilidade de Jair Bolsonaro
Foto reproduçãoPUBLICIDADE
Por Carta Capital
Um levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas monitorou as intenções de voto para a disputa pela Presidência da República em 2026. Os resultados foram divulgados nesta sexta-feira 24.
PUBLICIDADE
Os principais cenários medem o desempenho dos postulantes da direita ao cargo após a inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL), decretada pelo Tribunal Superior Eleitoral. Os citados são Michelle Bolsonaro (PL), ex-primeira-dama, e Tarcísio de Freitas (Republicanos), atual governador de São Paulo.
PUBLICIDADE
Em um cenário estimulado entre o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Michelle Bolsonaro (PL), o petista aparece à frente com 36,6% das intenções de voto, contra 33% da ex-primeira-dama.
PUBLICIDADE
Nessa disputa, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar (10,1%), seguido do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (3,8%) e de Helder Barbalho (MDB), governador do Pará (1,4%).
PUBLICIDADE
O petista, nesse caso, é o preferido entre eleitores do Nordeste e do Sudeste, enquanto Michelle é mais aprovada por eleitores do Norte + Centro-Oeste e Sul.
PUBLICIDADE
Já no cenário em que Tarcísio de Freitas é o indicado da direita, Lula venceria com 36,9% das intenções de voto, ante 25,6 pontos percentuais marcados pelo governador de SP.
PUBLICIDADE
Nessa situação, os demais candidatos manteriam desempenho semelhante ao primeiro monitoramento, considerando a margem de erro.
Lula seria, aqui, o favorito em todas as regiões, menos no Norte + Centro Oeste, onde ficaria empatado na margem de erro com Tarcísio.
A pesquisa, vale dizer, ainda considerou um terceiro cenário de disputa, que traz uma eventual candidatura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-capitão, importante frisar, está inelegível e as opções para que ele consiga participar da disputa são mínimas. Por ora, por ordem do TSE, ele não está autorizado a disputar qualquer cargo em 2026.
Caso fosse permitida a sua participação, o Paraná Pesquisas indica que o ex-capitão teria 38,8% das intenções de voto, ante 36% de Lula. Ciro Gomes é o terceiro colocado com 8,4.
Por fim, o instituto também divulgou os dados da pesquisa espontânea, quando não são apresentadas opções aos eleitores. Lula tem, neste caso, 19,9% das menções e Bolsonaro 16,1%. Tarcísio é quem aparece como próximo da lista, mas com distância significativa dos dois primeiros colocados. O governador, espontaneamente, é citado por apenas 1% dos eleitores.
Dos entrevistados nesse cenário, 52,2% não sabe ou não respondeu em quem votaria em 2026.
A pesquisa
O levantamento do instituto fez 2.020 entrevistas em 26 Estados e Distrito Federal e em 160 municípios brasileiros. Os dados foram coletados entre os dias 27 de abril e 1º de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.





.jpg)
.jpg)



Nenhum comentário:
Postar um comentário