07/04/2024

PGR envia parecer ao STF sobre esconderijo de Bolsonaro na embaixada da Hungria

O ex-presidente passou duas noites na sede da representação diplomática logo após ser alvo da PF

O ex-presidente Jair Bolsonaro na embaixada da Hungria em Brasília, em fevereiro de 2024. Foto: Reprodução/The New York Times

PUBLICIDADE 


Por Carta Capital 

A Procuradoria-Geral da República enviou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, seu parecer sobre o esconderijo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na embaixada da Hungria em Brasília, em fevereiro.

PUBLICIDADE

A manifestação da PGR e todo o processo permanecem sob sigilo. Segundo o jornal O Globo, o órgão não pediu a Moraes a prisão preventiva do ex-capitão.

PUBLICIDADE

A defesa de Bolsonaro afirmou ao ministro que seu cliente não tinha “preocupação com a prisão preventiva” ao se esconder na embaixada por duas noites, dias após a Polícia Federal deflagrar uma ação sobre a trama golpista de 2022.

PUBLICIDADE

Em 8 de fevereiro, na Operação Tempus Veritatis, a PF apreendeu o passaporte de Bolsonaro, uma medida cautelar determinada por Moraes. Quatro dias depois, o ex-presidente foi à representação húngara.

PUBLICIDADE

As diligências fecharam o cerco sobre o ex-presidente, militares de alta patente e ex-ministros. Os fatos analisados configuram, em tese, os crimes de organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial