27/11/2018

Cremepe promoverá fórum voltado à saúde e segurança dos trabalhadores no polo gesseiro do Araripe

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) promoverá nesta quarta-feira (28) em Araripina, Sertão do Araripe, várias ações voltadas à saúde e à segurança dos trabalhadores do polo gesseiro. As atividades ocorrem em conjunto com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Ao final do dia será realizado um fórum para profissionais de saúde e demais interessados sobre medicina do trabalho e doenças respiratórias do polo gesseiro do Araripe.
A região do Araripe tornou-se referência na produção de gesso e ajudou Pernambuco a alcançar o estatus de maior produtor do Brasil, sendo responsável por mais de 90% da produção nacional. Nesta região há 40 minas de gipsitas. Entretanto, as médias e grandes indústrias devem contar com um médico do trabalho.
De acordo com a Resolução CFM Nº 2183/18, cabe ao médico assistir o trabalhador, elaborar seu prontuário e fazer todos os encaminhamentos devidos; fornecer atestados e pareceres para o trabalhador, sempre que necessário – considerando que o repouso, o acesso a terapias ou o afastamento da exposição nociva faz parte do tratamento; fornecer laudos, pareceres e relatórios de exame médico; e dar encaminhamento, dentro dos preceitos éticos, além de promover, com a ciência do trabalhador, a discussão clínica com o especialista assistente do trabalhador, sempre que julgar necessário e propor mudanças no contexto do trabalho, quando indicadas, com vistas ao melhor resultado do tratamento.
Problemas
Mesmo com todo o acompanhamento do médico, o pó do gesso ainda causa problemas à saúde tanto do trabalhador das indústrias, quanto da população do entorno. Pesquisas recentes destacam sintomas como irritação dos olhos, sangramento no nariz, tosse, cansaço, irritação na pele, falta de ar e história de doença respiratória pregressa, todos estatisticamente significantes. Diante desse cenário, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) levará um pneumologista para dar aula sobre os principais problemas de saúde da região e como evitá-los. Via blog do Roberto Gonçalves . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial